Semente de Capim Atlas (Panicum maximum) - 20Kg - V/C: 76 (4 Kg/ha) - Incrustada - Matsuda

R$ 994,21 já com 10,00% de desconto no boleto ou depósito.
ou
8x R$ 138,09 no cartão sem juros.

A Semente de Capim Atlas (Panicum maximum) Incrustada desenvolvida pela Matsuda recebe um tratamento com um material especial que eleva sua pureza e acelera o processo de germinação. Tratada com fungicida e inseticida (opcional), esta semente possui alta resistência à pragas, doenças e nematóides trazendo maior segurança ao meio ambiente. O Capim Atlas é resultado de um cruzamento artificial entre Tobiatã e K-68. Como qualquer cultivar de Panicum maximum, o Atlas também exige alta fertilidade do solo. Tem porte alto e pode atingir a altura máxima de até 2,0 metros. Recomendado para bovinos e eqüinos em fase de cria e engorda. Possui ótima rebrota e comporta-se bem em períodos de seca.


Detalhes

Atlas

Panicum maximum cv. Atlas
(ATLAS)

Nome científico: Panicum maximum Jacq.
Cultivar: Atlas
Registro no SNPC/MAPA: 16057
Cultivar Protegido sob o nº: 21806.000673/2003-15 em 26/05/2003
Certificado de Proteção: 00499
Fertilidade do solo: Alta
Forma de crescimento: Touceira cespitosa
Altura: De 1,5m a 2,0m
Utilização: Pastejo direto e silagem
Digestibilidade: Excelente
Palatabilidade: Excelente
Precipitação pluviométrica: Acima de 800 mm anuais
Tolerância à seca: Muito boa
Tolerância ao frio: Boa
Teor de proteína: 10 a 12% na MS
Profundidade de plantio: 0,5 a 1,0cm
Ciclo vegetativo: Perene
Produção de forragens: 20 a 22 t/ha/ano de matéria seca
Solos úmidos: Baixa tolerância
Consorciação: Todas as leguminosas

CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS

É uma planta cespitosa de ciclo perene, com altura entre 1,5 a 2,0m, alto perfilhamento basal, colmo de diâmetro médio, comprimento do internódio curto, colmo com pouca cerosidade, folha apresentando pouca pilosidade na bainha, comprimento da lâmina também médio e de coloração verde-clara. O ciclo de florescimento é médio, com período definido para florescer (florescimento determinado).

ORIGEM

O cultivar híbrido de forrageira Atlas é oriundo de cruzamento artificial, realizado em 1993, em casa-de-vegetação pela Matsuda, cruzando materiais fêmeas sexuadas de Tobiatã com K-68, acesso originário da Costa do Marfim/África, que nunca chegou a ser um cultivar comercial.
Em 1994 foi realizada a seleção de genótipos superiores, em progênies segregantes para apomoxia e sexualidade e no ano seguinte o teste de progênies para separação de progênies para separação de híbridos F1 apomíticos dos híbridos F1 sexuais.
Após esta etapa de seleção, foram montados diversos ensaios regionais em cidades do interior de SP e MS, com o objetivo de selecionar os melhores híbridos F1 apomíticos (que não cruzam), analisando os diversos caracteres morfo-agronômicos e valor nutritivo.
Nos anos de 1998 e 1999 foi avaliada a resistência deste híbrido quanto à resistência ao alumínio (presente em solos ácidos) tanto em condições de laboratório (em soluções nutritivas) como de campo (em solos comprovadamente ácidos com presença de alumínio).
Os dois anos seguintes, o cultivar foi avaliado em testes com animais verificando a capacidade de suporte, resistência ao pisoteio, potencial de rebrota, persistência, tolerância à seca, potencial de produção de sementes, etc.

CARACTERÍSTICAS AGRONÔMICAS

Como qualquer cultivar de Panicum maximum, o Atlas é exigente em fertilidade de solo, mesmo que tenha boa tolerância à saturação de alumínio no solo. Possui intenso perfilhamento basilar, rebrota vigorosa, boa tolerância à seca e excelente qualidade nutricional.
Apesar de ser obtido através de cruzamento de plantas sexuadas, o cultivar Atlas é apomítica, isto é, não pode ser cruzada e produz sementes viáveis. Isto foi devido à seleção de plantas apomíticas e eliminação das plantas sexuadas.
Nos testes realizados apresentou digestibilidade em torno de 65 a 70% "in vitro", os teores de proteína variaram em torno de 10 a 12%, com produção de forragem (matéria seca) de 20 a 22t/ha/ano.
O potencial de produção de sementes foi de 600kg/ha/ano com valor cultural em torno de 20%, em uma única colheita.
Até o momento não se verificou nenhum problema com insetos e doenças de importância econômica em áreas de pastagem de Atlas. Por se tratar de cultivar de P.maximum pode ser infestado por Claviceps e Ustilago, afetando a produção de sementes.

UTILIZAÇÃO E MANEJO 

Recomendado para bovinos em fase de cria e engorda, assim como para eqüinos. Devido a sua tolerância ao alumínio do solo, desenvolve bem o sistema radicular, conferindo ao cultivar uma ótima rebrota e bom comportamento na seca.
Em pastejo rotacionado, recomendamos de 1 a 5 dias de pastejo por um intervalo de 28 a 35 dias de descanso, durante o período chuvoso e de 45 a 50 dias no período seco (dependendo das condições climáticas). Evite deixar o pasto muito tempo vedado, principalmente durante o período chuvoso, pois este se torna maduro, fibroso e os animais o refugam devido a baixa palatabilidade e digestibilidade.
A tendência da touceira do Atlas é ir aumentando de diâmetro a cada pastejo ou corte, porque aumenta a quantidade de perfilhos.
O quadro abaixo mostra um ensaio, realizado em 2001/2002, em uma fazenda no interior do estado de SP, região de Cerrado, Latossolo Vermelho Amarelo, com novilhas para se verificar o ganho de peso.

QUANTIDADE DE SEMENTES NO PLANTIO

Para o cálculo da quantidade desta semente no plantio recomendamos o uso do quadro de Fatores para Panicum maximum  abaixo e a fórmula:

FATOR  = kg/ha de sementes
   VC

As condições de plantio referem-se ao preparo de solo, as condições climáticas da região (chuva, temperatura do solo e luminosidade), se o solo foi corrigido (calagem) e fertilizado, se há problemas com insetos (formigas, cupins, grilos, gafanhotos, lagartas, cigarrinhas, etc), se há problemas com a infestação de ervas daninhas, etc.
Estas informações deverão ser obtidas com o proprietário ou o administrador, pois são estas pessoas que conhecem melhor a região, para recomendarmos a quantidade necessária de sementes no plantio, assim como a forma em que será plantada. Por exemplo: condições ideais de plantio, utilizando-se uma distribuidora de calcário e sementes com VC de 25%.

FATOR =  200  = 8,0 kg/ha de sementes de VC 25%
 VC           25

Informações Adicionais

Código Identificador (SKU) MTS-01.2022.25
Peso (Kg) 20